Quanto mais complexo o processo de compra, maior será a taxa de desistência no caminho para fechar a compra. Pense que quanto mais etapas sua negociação tiver, mais gargalos isso pode gerar e consequentemente desistências no meio do caminho.
Isso não quer dizer que você precisa mudar totalmente o seu negócio e começar do zero, ou sair retirando etapas desse processo, mas encontrar maneiras de minimizar riscos em cada etapa.
Revise seu processo de compra
Sempre esteja atento a jornada do seu cliente e ao processo que ele faz até que seu produto chegue nas mãos dele. Um gargalo não necessariamente precisa estar na hora de fechar o carrinho, mas pode estar até mesmo na entrega, ou no pós-venda. A taxa do frete, é um fator que levou 60% dos compradores a desistirem em uma pesquisa.
Além disso, um atendimento ruim após a compra ou mesmo problemas para destrocar um produto defeituoso pode levar a perder um cliente corriqueiro e ainda ter que estornar o valor.
Controle seu estoque
Apesar do estoque fazer parte da parte de logística da empresa, ele está diretamente ligado aos custos e lucro dela. Imagine que um potencial cliente está buscando um produto, então após algumas pesquisas, encontra a sua loja, decide procurar pelo produto e percebe que está esgotado, isso vai fazer com que ele vá atrás da concorrência, ou pior, imagine que esse produto está indicando no site que ele está disponível, porém não está e ele acaba se frustrando com sua experiência de compra.
A experiência para o consumidor é tudo, então fique sempre ligado com seu estoque, e não adianta comprar produtos a mais, vai ficar sobrando lá e você vai ter custos se aquilo não vender, crie regras rígidas de logísticas.
Tenha fornecedores e parceiros
Vivemos em um período colaborativo, a competição existe mas a colaboração nos faz mais forte. Então tenha uma ampla variedade de fornecedores e parceiros confiáveis.
Um fornecedor confiável pode te render uma boa negociação para os produtos que você precisa ter em seu estoque, além disso, bons produtos e de qualidade para garantir o sucesso do seu cliente.
Parceiros sempre são bem-vindos, estude com cuidado, mas deixe sua porta aberta para oportunidades, pode fazer a diferença na hora que estiver precisando de um networking.
Invista em tecnologia
O mercado está em constante movimento, novas tecnologias surgem e tem ficado mais acessível para diversos negócios. Você não precisa ser o pioneiro nelas e ter que enfrentar dores de cabeça ou até mesmo usar algo fadado ao fracasso, mas você é obrigado a estar acompanhando esse movimento do mercado e se renovar.
O Ecommerce e os aplicativos são considerados tecnologias e estão em alta, a digitalização está em alta. Mas cuidado, não adianta você fazer qualquer ecommerce ou aplicativo, você tem que pensar na experiência do usuário, a Instabuy em suas tecnologias busca estar sempre a frente do mercado e ter o cuidado para que seu ecommerce e aplicativo forneça uma boa experiência para o usuário.
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