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Páscoa no supermercado: 4 dicas fundamentais para seu supermercado se preparar para essa data

Foto do escritor: InstabuyInstabuy

Está chegando umas das datas mais importantes para o varejo alimentício no ano, afinal a Páscoa movimenta os supermercados com seus ovos de chocolate e com produtos para o almoço do domingo de Páscoa.  É essencial aproveitar essas datas sazonais porque são oportunidades muito importantes para aumentar as vendas e o faturamento do seu supermercado. 


Na Páscoa o chocolate é a atração principal e isso reflete bastante no faturamento dos fabricantes de chocolate, no qual as vendas nessa data representam 20% do faturamento anual


Por isso é muito importante ter um planejamento anterior, para que seu supermercado tenha boas vendas e consiga aproveitar a oportunidade a fim de entregar a melhor experiência  e aumentar seu faturamento. 


Separamos 5 dicas fundamentais para que seu supermercado esteja preparado para a Páscoa, aproveite a leitura.


1 - Tenha seus produtos em destaque


É muito importante começar exatamente por aqui, porque saber quais são os principais produtos dessa data vai influenciar como preparar estrategicamente seu supermercado. Na Páscoa o chocolate predomina, mas é bom lembrar que nesta data tem o almoço do domingo de Páscoa. 


Lembrando que na Sexta Feira Santa, tem o almoço da família também.  Porém como muitas famílias não comem carne vermelha, produtos como bacalhau, camarão e peixes no geral são bastante procurados. Então ter esses produtos em estoque e negociar com o fornecedor com antecedência para não sofrer com ruptura de estoque.


Uma dica também é importante é lembrar de opções veganas também, já que algumas pessoas podem não comer nenhum  tipo de carne. Além de pensar em um mix de produtos, como uma cesta de produtos especiais para aquela data. 


2 - Controle de Estoque 


Depois de anotar quais são os produtos destaque da Páscoa, é preciso saber como o estoque do seu supermercado tem a quantidade necessária para atender a demanda dessa data. Mas você deve estar se perguntando, como que eu faço para saber esse valor? 


Você primeiro tem que ir atrás do números das vendas de anos anteriores nessa data, para ter uma média do número de produtos vendidos. É importante ter uma noção de quanto produtos são necessários para atender a demanda dos clientes. Ter um ERP que consiga integrar todos os setores do supermercado auxilia nesta situação para que se possa ter um as informações desde o estoque até PDV (ponto de venda).


É claro que além disso, fazer uma pesquisa de mercado para constatar se o poder de compra aumentou ou diminuiu, por exemplo, ajuda a ter uma percepção melhor da quantidade adequada para que seu supermercado não sofra de ruptura no estoque. 


3 - Faça campanhas de promoção


Até aqui já temos os produtos destacados e a quantidade adequada para atender a demanda. Porém é preciso que os seus clientes saibam que os produtos estão disponíveis nas suas gôndolas. Agora que entra o time de Marketing para ajudar com estratégias e ações  para anunciar os produtos e as promoções. 



O profissional de marketing terá que usar o “4Ps do Marketing” em que se define o produto, preço, praça (local físico ou virtual) e promoção. Por exemplo: um ovo de chocolate (produto) por R$100,00 (preço) no meu supermercado (praça), e vou divulgar uma campanha nas redes sociais e  TV para promover meus produtos (promoção).


Aqui também estão inclusos os totens de divulgação no supermercado ou mudança da decoração. Para quem está dentro da nossa plataforma, pode colocar banners divulgando a Páscoa, por exemplo, ou mesmo criar cupom de desconto para quem quiser comprar pelo aplicativo ou site.



4 - Tenha um aplicativo/site para atender a demanda online


Hoje em dia, além das lojas físicas, muitas pessoas adotaram o hábito de comprar online qualquer produto. Por alguns motivos como comodidade, segurança e rapidez que levam as pessoas comprarem online.


Na Páscoa, por causa da correria cotidiana, algumas pessoas podem não ter tempo para comprar de forma presencial. Por isso ter um aplicativo ou site que dá para vender de forma online é imprescindível nesses casos. 

No caso do aplicativo da Instabuy o seu cliente pode escolher a hora marcada para a entrega das compras, e escolher itens em promoção da Páscoa também. 


Gostou das dicas ? Espero que você aproveite e coloque em prática para que seu supermercado fature bastante nesta Páscoa! Até a próxima! 





3 Comments


fenahy
fenahy
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Kiri Mayne
Kiri Mayne
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Martin Richards
Martin Richards
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