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Porque é importante ter um ecommerce em 2023 ?

Atualizado: 16 de out. de 2023


A pandemia veio para acelerar o processo de transformação digital, isso é um fato. Diversos negócios que não estavam preparados ou não se adaptaram ao cenário de pandemia, quebraram e foram à falência. Se tivessem um e-commerce com produtos e entrega de qualidade, dificilmente teria acontecido essa situação.

Mas afinal, o que é um e-commerce ?

Um e-commerce ou comércio eletrônico são empresas que se utilizam da Internet para vendas de seus produtos. Todos os processos, desde a busca feita pelo consumidor, a venda e pós-venda é feita por meio de ferramentas online.  

Principais e-commerces no Brasil

1° Mercado Livre – 305 milhões de acessos

2° Shopee –  214 Milhões de acessos

3° Amazon Brasil – 126 Milhões de acessos

4° Magazine Luiza – 108 Milhões de acessos

5° Americanas – 106 Milhões de acessos

6° AliExpress – 81 Milhões de acessos

7°IFood – 66 Milhões de acessos

8° Casas Bahia – 62 Milhões de acessos

9° Netshoes – 41 Milhões de acessos

10° Shein – 31 Milhões de acessos

Quais são as vantagens de ter um e-commerce?

Existem diversas vantagens em ter um e-commerce e aqui listamos algumas para você:

1 – Funcionamento por 24 horas todos dias da semana 

Ao contrário das lojas físicas que possuem horário de funcionamento, os e-commerces podem funcionar em qualquer horário. Os clientes possuem a facilidade de comprar produtos ou serviços, em qualquer hora.

2 – Custos de operação menores que loja física

Quando se pensa em loja física um dos principais gastos que as pessoas colocam na ponta do lápis é o aluguel, custo de luz, água, internet, além de pagar funcionários por exemplo. Já no e-commerce o gasto de custo de operação é bem menor, já que está tudo concentrado em um site/app.

3 – Análise de performance e resultados

Por se tratar de um negócio digital, o e-commerce tem todos seus processos digitalizados, ou seja, consegue ter acesso a todos dados do que ocorre durante o processo de vendas. Isso permite fazer uma análise sobre quais produtos estão sendo mais comprados, taxa de abandono de carrinho, perfil do consumidor, ajudando a otimizar a empresa e elaborar estratégias.

4 – Diversas opções de produto

A grande maioria das pessoas já foi em determinada loja querendo comprar algum produto e o vendedor  fala que não tem no estoque no momento. Como o e-commerce trabalha diretamente com estoque e com uma maior variedade, o consumidor consegue ter essa facilidade de saber que vai encontrar diversas opções para pronta entrega.

5 – Comodidade 

Um dos principais diferenciais deste tipo de negócio é que a pessoa que gera um e-commerce tem seu tempo otimizado, já que com um computador com internet, o proprietário consegue gerir todos os processos de qualquer lugar do mundo. É uma realidade presente em diversos negócios e não algo do futuro.

Conclusão

O mercado de e-commerce está em crescimento, em 2021, o e-commerce brasileiro faturou R$ 161 bilhões, obtendo um crescimento de cerca de 27% em relação ao ano anterior, segundo levantamento feito pela Neotrust. Já em 2022 houve uma queda esperada por conta da diminuição da pandemia, porém ainda se mantém em níveis muito altos.

As grandes empresas do mundo e do Brasil já perceberam que o futuro é digital + físico, no qual se complementam para atender os consumidores na forma que ele preferir. 

Fique ligado que tem diversos conteúdos saindo do forno para ajudar seu negócio da melhor forma! Até logo!

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