top of page
  • Foto do escritorInstabuy

Motivos para ter e-grocery em 2023

Atualizado: 25 de set. de 2023




O que é um E-grocery ?

O termo e-grocery é a junção de duas palavras: o prefixo “e-” de “ecommerce” que significa comércio eletrônico e “grocery” que é o termo inglês para mercearia, ou seja, é a venda de alimentos e bebidas pela internet. São supermercados, mercearias, orgânicos que se utilizam de e-commerce ou aplicativo para venderem seus produtos para os consumidores. 

Antes da pandemia de covid o mercado de e-commerce dos alimentos e bebidas não era aquecido. Exemplificando uma situação, muitos supermercados não possuíam nenhuma estrutura, seja online ou física, para atender a demanda que surgiu com a covid. E com o isolamento social as pessoas optaram por uma solução mais segura de fazer as compras online. 

Esse cenário possibilitou um crescimento exponencial do e-grocery no Brasil, mesmo após o fim da pandemia. Grandes supermercados como Pão de Açúcar estão investindo em aplicativo, por exemplo. Aplicativos de delivery também estão inseridos nesse cenário, como o Ifood, Uber Eats, Rappi que possuem entrega de alimentos e bebidas. 

Porque é importante o supermercado vender online

O mundo está cada vez mais digital, e as empresas que não vendem online estão perdendo uma fatia grande de faturamento, já que o e-commerce está em crescimento. Além disso, o gasto com as despesas para manter o espaço físico é muito maior do que manter um e-commerce ou aplicativo. 

A grande maioria dos supermercados já perceberam que além da venda tradicional na loja física, a venda online ajuda a chegar em clientes 24 horas por dia. Oferecendo comodidade e também muitas vezes a opção de agendar a entrega, por exemplo. Então combinando a loja física com o e-commerce consegue-se chegar a todos clientes, porque é necessário estar onde os clientes estão. 


Principais Desafios

Ao mesmo tempo que o e-grocery é um fundamental para todos, já que vende mantimentos básicos para as pessoas, é uma área muito delicada porque lida com alimentos que podem se estragar facilmente. E pensando nisso a logística desde a separação até a entrega tem que ser bem otimizada e os processos bem definidos.


Para que todos esses processos estejam acompanhados de perto é necessário ter ferramentas que possam estar presentes em todas as etapas. Começando com o aplicativo ou site para fazer os pedidos, depois uma plataforma de gestão para acompanhar os pedidos. Quando chegam os pedidos é importante ter um aplicativo separador dos produtos, e por fim um aplicativo para entregar os produtos.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page