Quando se tem um negócio, existem vários custos que temos que estar de olho, um deles que temos que levar em consideração é o frete. O frete está ligado a boa parte das desistências na hora de fechar o carrinho, só que isso não quer dizer que sua empresa deve bancar 100% dos custos.
É interessante termos em mente todos os custos de nosso e-commerce, para podermos ter um bom controle financeiro do negócio.
O que preciso saber para meu e-commerce?
É necessário saber algumas informações que tanto os Correiros como as transportadoras levam em consideração na hora de calcular o frete:
CEP de Destino
CEP de Origem
Peso da Embalagem
Dimensões da embalagem (altura, largura e comprimento)
Prazo de entrega
É necessário também estar de olho no peso cúbico, mas o que seria isso? Ele é uma relação entre o peso real e o volume ocupado pelo objeto. Isso é importante, por que o peso e o tamanho da embalagem é um fator que afeta o custo do frete.
Outro custo envolvido no frete são impostos, sendo inevitáveis. Vale citar que o método de entrega também é um fator a ser avaliado, então pesquisar muito bem qual serviço de logística você pretende usar é importante. Mas lembre-se, o barato pode sair caro, então tome cuidado com o serviço que vai contratar, tente escolher um preço que seja justo e que garanta a segurança e o prazo na entrega.
Outras opções de entrega
Estude dar opções para seu cliente. Pense que a taxa de entrega é uma variável que pode assustar seu cliente na hora de fechar, então tente criar uma estratégia que reduza os custos e dê opções para seu cliente. Lembre que uma taxa de entrega mais barata, pode acarretar em um prazo de entrega maior. A divisão para opções de entrega seriam:
Frete Expresso
Em primeiro lugares temos o frete expresso, que garante uma entrega mais rápido por um valor um pouco maior. Essa pode ser uma opção interessante para aquele cliente que busca receber seu produto com urgência e agilidade.
Frete Econômico
Essa é a opção para aqueles que buscam um frete mais em conta, mas tende a levar um pouco mais de tempo para a entrega ser efetuada. Você pode encontrar essa opções em várias transportadoras.
Frete Grátis
Essa palavra tem poder e é um ótimo gatilho para incentivar o cliente a fechar com você, mas lembre-se que esse custo tem que sair de algum lugar. Então escolha bem qual estratégia vai usar e em quais produtos vai aplicar.
Tente avaliar para quais regiões sua empresa conseguiria abater esse valor e pense bem em qual região a demanda esta forte, garantindo que vai ter um bom retorno desse gasto.
Vale citar
Os correios permitem que você firme um contrato que reduz um pouco a taxa de entrega, porém, temos que lembrar que é necessário que esse produto tenha um volume alto de demanda por parte de sua empresa, para garantir que é lucrativo para ambos.
Outra dica, é você ficar de olho com a geografia do país em relação a sua empresa, estar de olho nos custos e taxas para diferentes lugares do Brasil e entender o volume de compra de determinado produto para cada região.
O Dia do Frete Grátis está chegando, e é necessário juntarmos o máximo de informações para traçarmos uma boa estratégia e garantirmos lucro para nosso negócio.
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