Pesquisa realizada pela Opinion Box indicou que 62% dos brasileiros realizam compra em supermercados online. Um dos principais motivadores é a possibilidade de economizar, destacando-se o frete grátis, apontado por 76% dos mais de 500 consumidores entrevistados em janeiro deste ano.
Ainda segundo a Insights Supermercados – Janeiro/2022, somente 53% dos brasileiros ainda realizam compras de supermercado apenas em lojas físicas. Isso aponta para uma crescente tendência de abertura do consumidor para a possibilidade de repor a despensa do conforto do lar.
A segunda maior vantagem de se fazer compras em supermercados online, indicada por 65% dos respondentes, são as promoções e cupons de desconto. Empatadas em terceiro lugar, com 58% das respostas, vem a possibilidade de comparar preços e a economia de tempo. Os dados confirmam que poupar e ganhar tempo são as prioridades do brasileiro na hora de comprar itens básicos da cesta em supermercados online.
Supermercados online: metodologia
Pesquisa realizada em dezembro de 2021, com 2.089 internautas de todos os estados brasileiros pelo Painel de Consumidores do Opinion Box. Margem de erro: 2,1pp
Região
Classe social
Supermercados online: insights
39% SÃO FIÉIS AOS SUPERMERCADOS ONDE FAZEM COMPRAS.
Os fatores que mais levam a escolher um supermercado para comprar são o preço, as promoções e a variedade de produtos.
O SUPERMERCADO FAZ PARTE DO COTIDIANO
1 em cada 4 pessoas entrevistadas compram online de vez em quando. 7% já compra predominantemente ou apenas pela internet.
Frequência mensal de compras
Gasto médio por compra
COMO REALIZA AS COMPRAS
PRINCIPAIS FATORES DE DECISÃO DE COMPRA
SENTIMENTOS AO FAZER COMPRA
O compartilhamento dos dados e análises contidos neste relatório são permitidos tanto em documentos públicos quanto privados, desde que acompanhados do devido crédito à fonte: Opinion Box: Insights Supermercados – Janeiro/2022.