O que é a Black Friday?
A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o varejo mundial. É um período de grandes promoções que acontece todos os anos e possui uma adesão enorme de varejistas de diversos segmentos. Afinal, quem não ama um desconto ou promoção, não é mesmo? Por essa razão, essa data acaba sendo uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do ano.
Mas será que ela funciona também para supermercados?
Quando falamos na Black Friday, é muito provável que você não pense em um supermercado. Afinal, as pessoas estão em busca de oportunidade para comprar livros, eletrodomésticos, móveis, dentre outros.
Entretanto, a Black Friday é uma oportunidade não apenas para os consumidores adquirirem produtos mais baratos, mas também para que a sua empresa consiga lucrar. E, como os supermercados vendem produtos variados, essa data também pode ser utilizada para que você aumente os lucros.
A Black Friday de 2023 vai acontecer no dia 24 de novembro e vamos trazer algumas dicas para o seu supermercado aproveitar ao máximo essa data!
1. Planeje com antecedência
Para qualquer plano promocional é preciso bastante planejamento, por isso na Black Friday isso não pode ser diferente. Afinal de contas, quando falamos de gestão de empresas é sempre muito importante ter o planejamento e as metas bem definidas.
Se preparar com antecedência poderá te dar muitas vantagens, como poder de negociação com fornecedores, realização de diferentes análises e relatórios gerenciais, bem como planejamento financeiro, contratação de funcionários, dentre outros. Por isso, o ideal é fazer uma lista de tudo o que você precisará fazer, criar um cronograma de realização dessas tarefas e colocar os planos em prática.
2. Analise seus concorrentes
Durante a Black Friday, os consumidores costumam pesquisar muito antes de realizar uma compra, pois estão sempre em busca daqueles preços mais convidativos ou que apresentam as melhores vantagens. Por isso é muito importante ver como os seus concorrentes estão fazendo ou como eles fizeram nos anos anteriores.
Isso não significa que deve-se copiar o que os concorrentes fazem, uma vez que cada mercado é único e muitas vezes o que funciona para um pode não funcionar para o outro. Mas esse tipo de análise pode ser ótimo para se ter um norte e saber quais as melhores estratégias de ação.
E lembre-se, nada de ficar no prejuízo! Conheça os seus clientes e suas dores, entenda suas maiores forças e busque a melhor experiência que você pode criar para seus consumidores.
3. Tenha um bom estoque
A boa gestão de estoque é fundamental em qualquer supermercado e em qualquer período do ano. Entretanto, durante períodos de grande demanda, como a Black Friday, ele passa a ser ainda mais importante.
Por isso, a nossa dica para conseguir ter sucesso na Black Friday é que você faça um inventário detalhado ao começar a se planejar para a data. Desta forma, você saberá quais são os produtos excedentes no estoque e podem ser alvo de melhores ofertas, quais precisam ser vendidos para abrir espaço no estoque, ou mesmo em quais produtos investir e adquirir um estoque maior.
Lembre-se, a falta de produtos pode passar uma impressão ruim para os consumidores. Isso porque, quando eles não encontram os itens nas prateleiras, você não apenas estará perdendo uma venda, como o cliente pode sair insatisfeito e ainda fazer com que ele vá direto para o concorrente.
4. Conte com estratégias de marketing
É muito importante que o seu cliente saiba o que está acontecendo no seu supermercado, uma vez que se ele não souber o que acontece não tem como ele aproveitar todas as vantagens que estão sendo oferecidas. É imprescindível que suas promoções sejam muito bem divulgadas.
E é aí que entra o marketing.
Existem diferentes mídias das quais o seu supermercado pode usufruir para divulgar suas promoções:
Redes sociais: uma coisa é certa, a maioria dos seus clientes estão em pelo menos uma rede social, seja ela Instagram, Facebook, Twitter... Então utilize as redes sociais do seu mercado para manter o cliente atualizado. Crie stories para mantê-lo engajado, faça contagens regressivas, conte novidades, faça sorteios, etc.
Banners no site e app: A Instabuy conta com uma ótima maneira de mostrar promoções e novidades no seu site e aplicativo. Nossos banners clicáveis ficam localizados em uma área de destaque e foram pensados exatamente para isso: mostrar o que o seu supermercado tem de melhor! Então aproveite esse espaço e divulgue seus descontos.

Email marketing: Outra ferramenta que a Instabuy oferece é o envio de emails para a sua base de clientes. Prepare mensagens e envie de uma vez para vários de seus clientes!
5. Dê atenção especial ao Delivery
Como a época da Black Friday tende a ter um número maior de pedidos, é muito importante que a logística de entrega esteja preparada para atender à demanda.
Com os dias e horários de entrega determinados, qualquer atraso pode deixar os clientes insatisfeitos. Por isso, certifique-se que a estrutura da logística está eficiente.

Na Instabuy temos o aplicativo de Rotas que trabalha exatamente nesse quesito. Ele calcula a melhor rota de entrega dentre todos os pedidos que serão entregues; mostra ao supermercadista o rastreamento dos pedidos, para que a gerência saiba quais pedidos estão sendo entregues e se estão no horário correto.
Essas foram as nossas dicas de como preparar o seu supermercado para a Black Friday! Com a Instabuy você tem um pacote enorme de ferramentas que vão fazer o seu mercado vender muito de forma online! Boas vendas!
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