top of page

Como preparar o seu supermercado para a Black Friday: 5 dicas muito importantes para essa data

  • Foto do escritor: Instabuy
    Instabuy
  • 18 de out. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2023

O que é a Black Friday?


A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o varejo mundial. É um período de grandes promoções que acontece todos os anos e possui uma adesão enorme de varejistas de diversos segmentos. Afinal, quem não ama um desconto ou promoção, não é mesmo? Por essa razão, essa data acaba sendo uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do ano.


Mas será que ela funciona também para supermercados?


Quando falamos na Black Friday, é muito provável que você não pense em um supermercado. Afinal, as pessoas estão em busca de oportunidade para comprar livros, eletrodomésticos, móveis, dentre outros.


Entretanto, a Black Friday é uma oportunidade não apenas para os consumidores adquirirem produtos mais baratos, mas também para que a sua empresa consiga lucrar. E, como os supermercados vendem produtos variados, essa data também pode ser utilizada para que você aumente os lucros.


A Black Friday de 2023 vai acontecer no dia 24 de novembro e vamos trazer algumas dicas para o seu supermercado aproveitar ao máximo essa data!


1. Planeje com antecedência


Para qualquer plano promocional é preciso bastante planejamento, por isso na Black Friday isso não pode ser diferente. Afinal de contas, quando falamos de gestão de empresas é sempre muito importante ter o planejamento e as metas bem definidas.


Se preparar com antecedência poderá te dar muitas vantagens, como poder de negociação com fornecedores, realização de diferentes análises e relatórios gerenciais, bem como planejamento financeiro, contratação de funcionários, dentre outros. Por isso, o ideal é fazer uma lista de tudo o que você precisará fazer, criar um cronograma de realização dessas tarefas e colocar os planos em prática.



2. Analise seus concorrentes


Durante a Black Friday, os consumidores costumam pesquisar muito antes de realizar uma compra, pois estão sempre em busca daqueles preços mais convidativos ou que apresentam as melhores vantagens. Por isso é muito importante ver como os seus concorrentes estão fazendo ou como eles fizeram nos anos anteriores.


Isso não significa que deve-se copiar o que os concorrentes fazem, uma vez que cada mercado é único e muitas vezes o que funciona para um pode não funcionar para o outro. Mas esse tipo de análise pode ser ótimo para se ter um norte e saber quais as melhores estratégias de ação.


E lembre-se, nada de ficar no prejuízo! Conheça os seus clientes e suas dores, entenda suas maiores forças e busque a melhor experiência que você pode criar para seus consumidores.


3. Tenha um bom estoque


A boa gestão de estoque é fundamental em qualquer supermercado e em qualquer período do ano. Entretanto, durante períodos de grande demanda, como a Black Friday, ele passa a ser ainda mais importante.


Por isso, a nossa dica para conseguir ter sucesso na Black Friday é que você faça um inventário detalhado ao começar a se planejar para a data. Desta forma, você saberá quais são os produtos excedentes no estoque e podem ser alvo de melhores ofertas, quais precisam ser vendidos para abrir espaço no estoque, ou mesmo em quais produtos investir e adquirir um estoque maior.


Lembre-se, a falta de produtos pode passar uma impressão ruim para os consumidores. Isso porque, quando eles não encontram os itens nas prateleiras, você não apenas estará perdendo uma venda, como o cliente pode sair insatisfeito e ainda fazer com que ele vá direto para o concorrente.


4. Conte com estratégias de marketing


É muito importante que o seu cliente saiba o que está acontecendo no seu supermercado, uma vez que se ele não souber o que acontece não tem como ele aproveitar todas as vantagens que estão sendo oferecidas. É imprescindível que suas promoções sejam muito bem divulgadas.


E é aí que entra o marketing.

Existem diferentes mídias das quais o seu supermercado pode usufruir para divulgar suas promoções:


  • Redes sociais: uma coisa é certa, a maioria dos seus clientes estão em pelo menos uma rede social, seja ela Instagram, Facebook, Twitter... Então utilize as redes sociais do seu mercado para manter o cliente atualizado. Crie stories para mantê-lo engajado, faça contagens regressivas, conte novidades, faça sorteios, etc.


  • Banners no site e app: A Instabuy conta com uma ótima maneira de mostrar promoções e novidades no seu site e aplicativo. Nossos banners clicáveis ficam localizados em uma área de destaque e foram pensados exatamente para isso: mostrar o que o seu supermercado tem de melhor! Então aproveite esse espaço e divulgue seus descontos.


ree
Exemplo de um banner em um site de supermercado

  • Email marketing: Outra ferramenta que a Instabuy oferece é o envio de emails para a sua base de clientes. Prepare mensagens e envie de uma vez para vários de seus clientes!


5. Dê atenção especial ao Delivery


Como a época da Black Friday tende a ter um número maior de pedidos, é muito importante que a logística de entrega esteja preparada para atender à demanda.

Com os dias e horários de entrega determinados, qualquer atraso pode deixar os clientes insatisfeitos. Por isso, certifique-se que a estrutura da logística está eficiente.


ree

Na Instabuy temos o aplicativo de Rotas que trabalha exatamente nesse quesito. Ele calcula a melhor rota de entrega dentre todos os pedidos que serão entregues; mostra ao supermercadista o rastreamento dos pedidos, para que a gerência saiba quais pedidos estão sendo entregues e se estão no horário correto.






Essas foram as nossas dicas de como preparar o seu supermercado para a Black Friday! Com a Instabuy você tem um pacote enorme de ferramentas que vão fazer o seu mercado vender muito de forma online! Boas vendas!




 
 
 

3 comentários


kikayo5245
28 de out.

Saudações! Recentemente comecei a explorar como os cassinos móveis implementam programas de bônus, e percebi que tudo gira em torno da conveniência e da segurança. No caso do https://apk-mostbet.pt/ , o aplicativo oficial da Mostbet mostra bem essa integração, já que além de oferecer bônus por registro e apostas, ele garante uma navegação fluida e compatível com vários dispositivos. Achei interessante que o site também destaca a criptografia dos dados e a proteção de conta, algo essencial hoje em dia. Além disso, há seções com atualizações e recomendações, o que mostra que a plataforma realmente se preocupa em manter os usuários informados e engajados.

Curtir

woxoci8414
28 de out.

Olá amigos, gostei muito de ler este artigo, mas vim aqui para perguntar como os cassinos móveis integram programas de bônus. Se puderem me dar dicas, ficarei muito grato.

Curtir

Andriy
Andriy
02 de set.

Outro dia tava batendo papo com meu tio sobre os jogos de futebol e ele comentou que apostar deixava tudo mais emocionante. Resolvi procurar um lugar que fosse simples e acabei chegando no https://1win-brasil.com/. Achei interessante porque tem várias ofertas, bônus generoso no começo e promoções que mudam toda semana. Também dá pra aproveitar cashback e chances grátis em algumas apostas. No Brasil futebol é parte da vida, e esse site combina bem com a nossa paixão. Eu gostei porque deixou os jogos mais divertidos de assistir e ainda deu oportunidade de ganhar uns trocados a mais.

Curtir
bottom of page