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Como fidelizar o seu cliente e vender mais

Atualizado: 16 de out. de 2023

O processo de compra não termina no caixa após o cliente fechar o negócio. É necessário ir além da aquisição, e entender como fidelizar o seu cliente para vender mais.

Segundo a Harvard Business Review, o custo de um novo cliente é 25 vezes maior do que um já existente. Além disso, também foi observado que aumentar a retenção de clientes em 5%, aumenta o lucro de 25% até 95%.

Seguem algumas dicas que vão ajudar a reter clientes.

Entenda e exceda as expectativas dos seus clientes

Quando o seu cliente está no processo de jornada até fechar a compra, você tem que entender que existe o momento onde ele é alimentado por seu conteúdo, feedback de conhecidos e pesquisa. Dito isso, ele cria uma expectativa em relação ao seu produto, você tem que garantir que essas expectativas sejam no mínimo sanadas.

É importante que você entenda essa jornada e essas expectativas, além disso, garanta que não só elas sejam sanadas mas que você exceda para que ele se torne ou se mantenha um cliente fiel. Algumas sugestões seriam:

  1. Entregue antes do prazo prometido.

  2. Personalize a embalagem.

Pode parecer bobo ou pequeno, mas pequenos gestos podem fazer a diferença para manter seu clientes.

Crie uma comunidade ao redor da sua marca

Estudos mostram que o que influencia o consumidor a tomar a decisão de adquirir aquele produto ou comprar aquela marca é a influência de conhecidos. Então por que você deveria criar uma comunidade?

Simples, você cria uma rede de pessoas que conhecem pessoas que podem acabar se tornando seus clientes, com isso criando uma marca e uma comunidade forte.

Seus “lovers” tem o poder de influenciar na decisão de compras de amigos e até de desconhecidos.

Atenda com excelência

A jornada que seu cliente vai fazer até chegar seu produto em algum ponto pode envolver algum tipo de atendimento, seja para tirar dúvidas ou para entender como estão as expectativas do seu cliente. Esse processo é importante e precisa ser uma boa experiência para o seu cliente.

É comum clientes desistirem de comprar ou não passarem da primeira compra devido a um atendimento ruim ou que não é humanizado. Chatbots são boas soluções para otimizar alguns processos, como por exemplo responder a dúvidas frequentes ou direcionar seu cliente para o setor certo.

Um cliente bem atendido já garante os pontos para fideliza-lo.

Acompanhe todo o processo

Você precisa fazer um acompanhamento de todo o processo de fidelização do cliente para que ele gere insights e você possa estar investindo em novas estratégias. Por mais legal que seja enviar uma embalagem personalizada para seu cliente, é necessário que você saiba o impacto que essa ação teve, seja financeiro ou no seu relacionamento com aquele cliente.

Por isso, além da aquisição de novos clientes, foque em como fidelizar os seus e consequentemente atrair novos. Os dados são ativos importantíssimos para os negócios hoje em dia, existem várias formas de adquiri-los, mas poucos são aqueles que sabem usá-los e garantir que seu negócio venda mais.

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