top of page

E-commerce e trade marketing

  • Foto do escritor: Instabuy
    Instabuy
  • 29 de abr.
  • 3 min de leitura

O termo trade marketing é um termo que está atualmente em alta, sendo bastante utilizado pelo varejo. Mas você sabe exatamente o que significa esse termo?


Nesse post vamos te explicar sobre o conceito, como fazer,  e a relação e-commerce e trade marketing.


Conceito


Trade marketing é um conjunto de estratégias B2B que tem como foco melhorar a visibilidade de produtos nos PDVs (pontos de venda). Sendo assim o trade atua na relação das empresas com seus canais de vendas (fabricantes e varejistas) e o objetivo final é atingir o consumidor do varejo.


O trade auxilia na conexão entre marcas com seus diversos stakeholders, deixando o mais próximo dos consumidores finais. Lembrando sempre que o trade é estratégico, sempre pensando no público alvo e no local onde os produtos serão alocados, seja nas prateleiras ou gôndolas. 


Trade Marketing x Merchandising


É muito importante deixar claro a diferença entre trade marketing e merchandising já que muitas vezes pode-se confundir esses dois conceitos. Enquanto o trade marketing atua em estratégias e como aumentar as vendas, o merchandising é responsável pela melhor apresentação dos produtos nos pontos de vendas. 


O objetivo final é fazer com que as mercadorias tenham muita rotatividade, e assim evitam que fiquem no estoque, já que ficar com mercadorias paradas no estoque acarretam gastos.


Resumindo o trade marketing é necessário para o merchandising, já que sem espaços nos pontos de vendas, não existe a possibilidade de ter uma melhor apresentação dos produtos e chamar atenção dos consumidores.


Objetivos do trade marketing


Aumentar a visibilidade dos produtos


Um dos principais objetivos é  aumentar ainda mais a visibilidade dos produtos de forma estratégica, para que alcance seu público. Aos poucos a  marca vai se tornando conhecida pelos consumidores, até realmente se consolidar. 


Domínio do mercado


Assim que as parcerias entre o varejo e as marcas/indústrias vão se consolidando e as vendas aumentando, é natural que ocorra o aumento dos produtos, devido a uma maior disponibilidade. 


Dessa forma vai se aumentando o domínio de mercado, e as pessoas conseguem ter mais facilidade de encontrar em qualquer lugar. Um case muito interessante é a Coca-Cola, que está presente em todos os lugares, independente de quão distante ou difícil seja de se chegar.


Afinal quem não é visto não é lembrado!


Mais vendas


O trade tem como objetivo final aumentar a rotatividade dos produtos nos pontos de vendas, e para que isso é necessário aumentar as vendas. Mas para isso ocorrer é necessário um estudo, definição de estratégias, merchandising. 


Afinal é necessário fazer com que os clientes vejam e fiquem interessados pelos produtos na gôndolas. E ao mesmo tempo fazer parcerias estratégias do varejo com indústrias, com produtos que interessem os clientes, e consequentemente aumentem as vendas.


Trade marketing no e-commerce


ree


O trade marketing atualmente vai além de pontos de venda físico.  Com o avanço da tecnologia, o e-commerce se tornou uma extensão da loja física. Aqui na Instabuy, temos banners que são espaços personalizáveis e são clicáveis, ou seja, se você tiver algum produtos de alguma marca, você consegue criar uma subcategoria específica para todos os produtos dessa marca.


Por exemplo, alguns dos nossos clientes, já fazem trade marketing no e-commerce, negociam os espaços dos banners para indústrias. Desta forma as marcas acabam se fortalecendo e se aproximando de forma estratégica. 


Como implementar Trade Marketing no supermercado com a Meu Cliente


Uma das partes mais importantes é implementar o trade, negociar com a indústria e planejar as ações dentro do supermercado. Além disso, é fundamental ter dados para validar a estratégia e as ações. Uma empresa que faz tudo isso é o Meu Cliente que por exemplo faz o trade marketing para o Carrefour. 


No site deles vocês encontram como ter uma gestão dos espaços de publicidade na loja, profissionalizar o trade marketing e fortalecimento com a indústria. 


Espero que esse conteúdo ajude vocês, e até a próxima.



bottom of page