Abandono de carrinho: estratégias para o cliente retomar a compra
- Instabuy

- 7 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de mar. de 2024

O abandono de carrinhos em e-commerce é um fenômeno que preocupa muitos lojistas online. Trata-se do ato de um cliente colocar produtos em seu carrinho de compras, mas, por algum motivo, não concluir a transação, deixando o carrinho abandonado antes de finalizar a compra. Esse comportamento é comum e pode ser atribuído a várias razões, desde questões técnicas até fatores psicológicos.
Segundo um estudo realizado pelo site Opinion Box, 78% das pessoas entrevistadas têm o hábito de desistir da compra na reta final. Além disso, 15% delas o fazem frequentemente. Esses dados podem ser um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para que os lojistas descubram o que motiva isso, e assim, investir em estratégias para suprir esses gargalos.
Outro motivo comum para o abandono de carrinhos é a falta de clareza no processo de checkout. Se o processo for complicado ou demorado, os clientes podem perder o interesse e desistir da compra. Simplificar o processo de pagamento, removendo etapas desnecessárias e oferecendo opções de pagamento rápido, como o checkout com um clique, pode ajudar a reduzir o abandono de carrinhos.
Além disso, questões como a falta de opções de pagamento, problemas de desempenho do site, problemas técnicos durante o checkout e a ausência de informações claras sobre os produtos e políticas de devolução também podem contribuir para o abandono de carrinhos.
Pensando nesse problema, que acaba sendo muito comum no e-commerce, vamos trazer algumas estratégias que o seu supermercado pode desenvolver para diminuir a quantidade de abandono de carrinhos.

Remarketing
Não é porque o cliente saiu do site sem comprar que a loja não precisa manter contato com ele. A estratégia de remarketing, que consiste em mostrar anúncios para quem passou pelo e-commerce, é uma ação que pode ajudar na recuperação do carrinho.
É possível que essa publicidade impacte apenas aqueles que colocaram produtos na sacola. E, ainda, que se destaque produtos que o consumidor já pesquisou. Essas possibilidades dão margem à alta personalização da copy (texto) e do criativo (design) dos anúncios, o que chama bastante a atenção do público.
Também é possível enviar e-mails se o e-commerce tiver os dados do cliente. É algo que tende a funcionar bastante, pois, segundo a Business Insider, a taxa de abertura dessas mensagens é de 40%.

Ofereça frete grátis
Uma das principais razões para o abandono de carrinhos é o alto custo de envio. Segundo a mesma pesquisa citada acima, 66% desistem da compra online quando se deparam com uma taxa de entrega maior do que imaginaram. Muitos consumidores podem se assustar com o valor do frete ou com taxas adicionais que são apresentadas durante o processo de checkout, o que os leva a desistir da compra.
Portanto, uma alternativa é oferecer frete gratuito ao visitante, porém, sabemos que esse custo sairá do bolso do empreendedor, e é necessário realizar uma análise para garantir que não prejudicará seu faturamento. Nesse caso, é válido dar entrega grátis a partir de determinado valor de compra, o que também ajuda a aumentar seu ticket médio.

Cupons de desconto
Outra estratégia que geralmente funciona muito bem é a disponibilização de cupons de descontos para aqueles que não finalizam as compras.
A efetividade dos cupons de desconto na recuperação dos carrinhos é de 70%. Segundo o Painel do Consumidor da Opinion Box, sete em cada dez consumidores afirmam ser provável fecharem uma compra após receberem esse incentivo.

Ofereça segurança e agilidade na finalização da compra
Uma outra causa de preocupação entre os clientes é a falta de confiança no site ou no processo de pagamento, que também pode levar ao abandono de carrinhos. Os consumidores podem se sentir inseguros em fornecer suas informações pessoais e de pagamento em um site desconhecido ou que pareça pouco confiável. Nesse caso, é importante que os e-commerces invistam em segurança online, exibindo certificados de segurança e oferecendo métodos de pagamento confiáveis.
Criar ferramentas que agilizam o checkout também é uma boa estratégia. Checkouts com poucos cliques é muito vantajoso, principalmente para aqueles que buscam as compras online principalmente pelo fato de serem mais rápidas.

Tenha várias formas de pagamento
Também foi determinado que 70% dos consumidores afirmam que a disponibilidade do método de pagamento preferido influencia diretamente na escolha do e-commerce.
Por isso é muito importante fazer uma pesquisa de mercado e entender quais as formas de pagamento mais usadas pelos clientes e, assim, refletir se faz sentido acrescentar elas ao seu negócio. Lembrando: quanto mais opções de pagamento, mais o cliente se sente acolhido de suas necessidades e preferências.
Mas então, é possível acabar com o abandono dos carrinhos?
Certamente não é possível fechar todas as vendas, e sempre haverá alguém que coloque produtos no carrinho e não finalize a compra. No entanto, o empreendedor deve ter em mente que estratégias, como as mostradas ao longo do artigo, auxiliam no processo para diminuir esse índice.
Além de estratégias, é importante analisar o seu site e consultar o que pode melhorar. Como sempre repetimos aqui no blog, ter o feedback dos clientes é de extrema importância para entender o que eles necessitam, o que está bom e o que ainda precisa de ajuste. Portanto, analisar constantemente a efetividade de diferentes ações é fundamental para um negócio evoluir e ter sucesso.
Esperamos que tenha gostado da leitura e fique atento aos próximos textos no blog!
Referências:



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