Parceria entre empresas: Entenda por que funciona

A colaboração é uma poderosa estratégia que envolve um ganha-ganha dos dois lados. A parceria entre empresas tem sido uma poderosa aliada para as marcas, criando pontes entre fornecedores, empresas de mesmo ramo ou até mesmo empresas que operam em diferentes ramos, mas que com a estratégia certa podem se ajudar. Uma estratégia colaborativa bem direcionada pode trazer frutos para ambas as partes e auxiliar em pontos que cada um dos envolvidos está tendo dificuldades.

 

Quais empresas podem ter parcerias?

 

Qualquer empresa pode ter parceria, não existem limitações. Essa colaboração pode ser tanto para assuntos financeiros, quanto para comerciais, logística, fornecimento, etc. As possibilidades são infinitas e fica a critério da estratégia e do acordo que será firmado. Alguns exemplos de parceria entre empresas seriam:

 

  • Um supermercado que possui seu próprio e-commerce e precisa de um serviço de logística. 
  • Um negócio local que busca influenciadores para auxiliarem em suas vendas.
  • Fabricante de computadores que precisa de peças para montar o equipamento.

 

 

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Parceria entre empresas precisam ser focadas no lucro?

 

O lucro, apesar de tudo, é o objetivo final de qualquer tipo de negociação, mas não necessariamente precisa ser focado somente nesse objetivo. Parcerias podem ser focadas em diferentes objetivos, para, a longo prazo, garantir ganhos para ambas as partes.

Algumas estratégias que podem ser envolvidas em parcerias seriam: aumento do alcance e da visibilidade do negócio, como por exemplo, a contratação de um influenciador que irá produzir conteúdo para fixar o nome ou aquele produto na cabeça de seus fãs e seguidores. O objetivo é a venda, mas também acaba sendo a fixação de marca e o alcance. Pode ser citado também um supermercado que precisa que um parceiro de serviços faça as entregas para seus clientes. Nesse caso é realizada uma parceria com um prestador de serviços de logística que ajudará na distribuição.

 

Aumento da qualidade do serviço ou produto

 

Outro objetivo que uma parceria entre empresas pode impactar é no aumento da qualidade do serviço ou do produto. O termo chave, para esse processo, seria unir competências ou unir forças. Duas empresas de excelência, em seus respectivos setores,  unem forças para atingir os seus clientes, diminuindo custos e aumentando o lucro.

Um exemplo que se encaixaria nessa categoria seria o dos televisores da Samsung, que possuem a funcionalidade de Freesync. A Microsoft lançou, em seu Xbox, uma tecnologia que tornava compatíveis as duas tecnologias. Essa é uma forma interessante de gerar valor para o cliente, criando uma parceria entre tecnologias e aumentando a experiência da clientela de ambas as empresas.

Parcerias são essências para o mercado competitivo atual. Unir forças não significa deixar sua empresa vulnerável e não é uma perda de investimento. É uma forma de criar pontes para fortalecer e atingir um objetivo comum. Por fim, uma parceria deve ser bem estudada e pensada. Não adianta empresas fecharem acordos sem pensar em qual a real finalidade dos mesmos.

A Instabuy conta com um setor de parcerias que cria um ecossistema rentável para ambas as partes, focado em auxiliar empreendedores e empresas a atingirem seus objetivos.

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