O que são produtos orgânicos?

Quando se pensa em produtos orgânicos, a resposta comum é de que são produtos sem a adição de agrotóxicos, artifícios ou estratégias tecnológicas. De certa forma é verdade, mas isso não responde totalmente a pergunta “O que são produtos orgânicos”?. 

Trouxemos algumas informações para responder a pergunta e auxiliar produtores a saber se seus recursos estão devidamente regularizados.

 

Regularização e legislação

 

O primeiro passo para um produto orgânico é ele estar de acordo com a Lei No 10.831, essa lei é responsável por regularizar e normatizar como deve ser feito o processo de um produto orgânico. De acordo com a lei, esse recurso precisa ter uma produção que otimize recursos naturais e socioeconômicos, dessa forma, ele precisa ser sustentável, minimizar recursos e a dependência de energia não-renovável, além de sempre que possível empregar métodos culturais, biológicos e mecânicos em contraposição aos materiais sintéticos. 

Ao final da regularização e verificação, o produtor orgânico recebe um selo em seus produtos. Esse selo é reconhecido pelo Ministério de Agricultura e atesta o cumprimento das normas. 

 

selo orgânico

Selo de Certificação de Produto Orgânico. Existem outras variações.

 

Lembre-se, não adianta só estar nas normas, você precisa ir até uma certificadora para que ela faça a validação e garanta o selo. Algumas são: Ecocert, IBD, Tecpar, AAO, CMO Cert Mokiti Okada e OIA, além da certificação participativa feita pelos próprios produtores.

 

Veja mais detalhes em: Detalhes da Lei No 10.831

 

Palavras ligadas ao orgânico

 

Sustentabilidade: Produtos orgânicos estão diretamente ligados com a sustentabilidade, além de serem produzidos sem agrotóxicos ou transgênicos, eles respeitam o meio ambiente a sua volta, tanto a fauna, quanto a flora.

 

Livre de transgênicos: Em sua produção eles não possuem genes modificados, nem transgênicos ou qualquer mudança que afetem o ciclo natural de crescimento. Produtos transgênicos são protegidos por patente e exigem pagamento de royalties. Os orgânicos são 100% do produtor.

 

Respeito com o produtor: A forma de produção gera dignidade para os produtores, garantindo condições dignas e respeito aos seus direitos e de seus familiares. 

 

Em resumo, os produtos orgânicos respeitam a fauna, a flora e seus produtores. Estão alinhados com a preocupação com o meio ambiente e são livres de transgênicos. A Instabuy oferece uma solução de e-commerce para produtores orgânicos que busca auxiliar na otimização do produtor para estar entregando seus produtos frescos para seus clientes. 

 

Leia também: Certificação Orgânica: Motivos para você ter a sua