Geração de leads para supermercados: confira 5 estratégias

Geração de leads para supermercados

O processo de geração de leads é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio.

Para supermercados, gerar leads não é um processo tão adotado no Brasil, mas é fundamental para quem deseja atrair tráfego e ver seu negócio crescer.

Para que esse tráfego lhe traga lucros, é preciso que você consiga se comunicar com estas pessoas, e a geração de leads pode ser um divisor de águas do seu negócio.

Por que trabalhar a geração de leads para supermercados?

geração de leads de supermercados

Como falamos, as compras online estão em alta. Cada vez mais as pessoas querem entrar em sites e aplicativos e receber suas compras no conforto do seu lar, e preferencialmente no menor tempo possível.

Porém, devido ao aumento da procura deste tipo de serviço, a concorrência também está mais forte, e é preciso ser lembrado, para que as pessoas escolham o seu site ao invés do concorrente.

Por exemplo, as Dark Stores, que são locais dedicados ao rápido atendimento de pedidos online, estão em franco crescimento.

Então como seu supermercado pode atrair mais clientes e aumentar as vendas?

Com uma boa estratégia de geração de leads para supermercado, você irá alcançar mais compradores e irá conseguir alavancar seus lucros.

Para te ajudar nesse crescimento do seu negócio, vamos te mostrar 5 estratégias de geração de leads que realmente farão diferença. Confira!

1. Invista em anúncios pagos

anúncios pagos para gerar leads

Uma das estratégias mais importantes na geração de leads para supermercados é trabalhar com a veiculação de anúncios pagos.

Quando bem feitos, estes anúncios irão aparecer para as pessoas certas, que realmente podem ser compradores do seu supermercado, ou seja, com o perfil do seu potencial cliente.

Ao escolher essa forma de aumentar a geração de leads, você tem 2 opções, que vamos falar agora sobre cada uma delas.

Anúncios em mecanismos de busca

Estes anúncios aparecerão nos mecanismos de busca, como o Google, no topo dos resultados de pesquisa, acima das opções que aparecem organicamente.

Este tipo de anúncio é uma excelente forma de geração de leads para supermercados, porque como ele está na primeira página de busca, as chances das pessoas clicarem é enorme.

Certamente ter um bom posicionamento nas buscas vai gerar mais visibilidade e consequentemente mais vendas para o seu negócio.

A primeira providência ao usar essa estratégia para geração de leads é pensar nas palavras chave, ou seja, em como as pessoas podem procurar e encontrar o seu serviço.

Essa pesquisa de palavras é de suma importância para melhorar o seu posicionamento e vai te ajudar a aparecer para os leads mais relevantes.

Lembramos que você pode escolher uma combinação de palavras-chave gerais e de cauda longa.

Uma palavra-chave de cauda curta é “produtos orgânicos”.

Já “produtos orgânicos em Londrina” é um exemplo de palavra-chave de cauda longa.

Geralmente as palavras-chave de cauda longa fazem um público mais qualificado, já que você consegue filtrar a pesquisa de forma mais precisa.

Após selecionar sua lista de palavras-chave, é hora de definir o seu orçamento para o anúncio. Você pode definir um valor diário para o seu anúncio rodar, colocando ou não uma data limite.

Lembramos que em qualquer momento você pode mudar ou pausar o seu anúncio, e isso é excelente porque é possível fazer ajustes para torná-lo cada vez mais eficiente na geração de leads.

Depois destes passos, é hora de fazer o texto do seu anúncio. Nesse momento, pense nos seus possíveis clientes, para criar um anúncio atrativo, onde as pessoas vão ter interesse para clicar e visitar o seu supermercado.

O texto vai levar estas pessoas para uma página de destino, e é importante que o texto tenha as palavras chaves escolhidas, para levar leads relevantes para sua loja.

Uma opção também é usar o telefone do estabelecimento no anúncio para estimular uma chamada feita pelo cliente.

Anúncios nas mídias sociais

Uma outra opção para a geração de leads para supermercados são as propagandas em redes sociais. Esta é uma forma excelente de atrair usuários, porque o seu negócio irá aparecer no feed destes leads, junto com as outras publicações.

Ou seja, com esta estratégia, você será mostrado para diversas pessoas enquanto elas navegam nas redes. Da mesma forma que os anúncios em mecanismos de busca, quando bem feitos, essa estratégia pode levar muitos possíveis compradores para o seu supermercado.

É possível fazer esses anúncios em lugares como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, etc. O ideal é pensar o que mais funciona para o perfil do seu público.

Por isso, para começar esta estratégia, é importante definir o público-alvo, ou seja, quais são as características principais das pessoas que podem comprar seus produtos.

As plataformas de mídia social permitem uma segmentação avançada para chegar aos leads interessados ​​em seu supermercado. Você conseguirá fazer filtros específicos e anunciar para as pessoas que realmente interessam com base em gênero, localização, ocupação, interesses, etc.

Após fazer essa definição, é hora de escolher que tipo de anúncio você vai criar, já que você terá diversas opções como anúncios em carrossel, stories, vídeos ou uma única propaganda.

Você pode começar com um anúncio e se ele não estiver trazendo os resultados esperados, poderá alterar e fazer melhorias. Depois é o momento de definir o quanto você quer investir no anúncio diariamente e por quanto tempo.

Em seguida, é só publicar e verificar sempre os resultados, para que você faça uma geração de leads eficiente e que te ajude no aumento das vendas.

2. Seu site precisa estar otimizado para os mecanismos de busca

optimização de site

Além da possibilidade do seu supermercado ser encontrado através dos anúncios, é fundamental que ele esteja otimizado para os mecanismos de busca.

Esse processo se chama SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Pesquisa) e é um conjunto de estratégias que ajudam o seu site a ser mais relevante aos olhos dos mecanismos de busca. Para obter leads qualificados, é essencial que seu site tenha uma excelente otimização.

Além de outras coisas, esta estratégia envolve a inclusão das palavras-chave em suas páginas, para que os mecanismos de busca saibam como te encontrar quando os usuários pesquisam sobre os seus produtos.

Apesar de importante, você não deve exagerar no uso das palavras-chave, porque, diferentemente do que se pensa, isso pode afetar negativamente sua classificação.

Em adição ao uso das palavras-chave, a otimização também precisa ser feita de outras formas, e vamos falar de alguns detalhes importantes para aumentar o número de leads gerados.

Certifique-se de que suas title tags e meta descrições sejam otimizadas

Dentro do seu site, esta descrição bem feita ajudará os mecanismos de busca a determinar o contexto de suas páginas. Certifique-se de integrar suas palavras-chave nessas tags e permaneça dentro do limite de caracteres (60 para tags de título, 150-160 para meta-descrições).

Velocidade de carregamento do seu site

Uma das métricas para uma boa classificação nas buscas é que o seu site carregue rapidamente. Para checar essa velocidade, existem ferramentas na internet como por exemplo o Google Pagespeed Insights.

Essa ferramenta, além de medir a velocidade, também fornece dicas sobre alterações que precisam ser feitas para melhorar a velocidade e consequentemente a experiência do usuário que está fazendo a busca.

Velocidade de carregamento do seu site

Uma das métricas para uma boa classificação nas buscas é que o seu site carregue rapidamente. Para checar essa velocidade, existem ferramentas na internet como por exemplo o Google Pagespeed Insights.

Seu site precisa ser otimizado para mobile para aumentar a geração de leads para supermercados.

Hoje em dia a maior parte das buscas é feita através de dispositivos móveis, e por isso, o Google prioriza os sites otimizados para estes dispositivos. Se você tiver dúvidas sobre a classificação do seu site nesse requisito, você pode usar o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para fazer essa verificação.

Caso contrário, tente integrar o design responsivo para ajudar seu site a se adaptar a todos os dispositivos. Para concluir, ter um site otimizado melhora muito a experiência do usuário, aumentando o tempo de permanência das pessoas dentro do seu negócio e consequentemente uma classificação melhor nos resultados de pesquisa.

Certamente isso irá ajudar na geração de leads e também na expansão do seu negócio com a atração de mais clientes e aumento das vendas.

3. Crie conteúdos interessantes e relacionados ao seu negócio

criação de conteúdos

Se gerar leads para supermercados é essencial para o seu negócio, então você precisa trabalhar com marketing de conteúdo.

Essa estratégia de marketing permite que você compartilhe seu conhecimento com seu público e forneça informações valiosas, aumentando muito a credibilidade do seu negócio para o público e mostrando que existe valor em deixar o contato para futuras comunicações.

Além disso, ter conteúdos ricos ajuda a impulsionar seu SEO e permite que você se classifique melhor em diferentes resultados de pesquisa. Dentro destes conteúdos, você pode criar textos para o seu blog, vídeos para redes sociais, e-book, guias, manuais, infográficos, etc.

O mais importante é que os conteúdos sejam realmente interessantes, para atrair as pessoas para deixarem os seus contatos para ter acesso a estes materiais e assim aumentar a geração de leads.

A grande vantagem da criação de conteúdo é que não é necessário um grande investimento, sendo viável com muito pouco ou nenhum gasto. Muitos bancos de imagens grátis e editores de vídeo e fotos dão um grande apoio para quem não pode investir dinheiro no momento.

Para iniciar, comece a criar tópicos interessantes, relacionados ao seu negócio em que as pessoas possam procurar mais informações. Depois disso, pesquise e comece a montar o conteúdo rico, dentro do formato escolhido.

Por exemplo, se você vende produtos orgânicos, pesquise sobre o que as pessoas mais buscam saber dentro dessa categoria. Com base nestas informações, você terá uma ideia do que cobrir com seu conteúdo.

Lembre-se de não copiar os conteúdos, mas apenas tome por base estas informações e coloque seu conhecimento para agregar um valor real para as pessoas e aumentar sua credibilidade.

Verdadeiramente, quando bem executado, o marketing de conteúdo ajuda a direcionar um tráfego de qualidade para o seu supermercado.

Se está sem ideias para criar conteúdos, confira este guia com dicas de conteúdo para supermercados.

Você pode compartilhar seu conhecimento e experiência sobre diversos tópicos relacionados a sua empresa, o que o ajudará a se estabelecer como uma autoridade em seu campo.

4. Mostre que você existe

Geração de leads para supermercados

Construir uma presença local é de suma importância para a geração de leads. Se sua intenção é obter contatos relevantes, é preciso otimizar a sua presença local.

As pessoas ficam mais confiantes quando entendem que existe a loja física, afinal, estamos falando de um local que estoca alimentos, ou seja, ele precisa existir.

Primeiramente, nossa sugestão é que você entre na listagem do Google Meu Negócio.

Essa ferramenta gratuita vai mostrar o seu estabelecimento físico, e ainda é possível colocar fotos, horário de funcionamento e outras informações. Quando os usuários realizam uma pesquisa relacionada, como por exemplo “supermercados mais próximos de mim”, o Google Meu Negócio irá mostrar uma lista de opções, aumentando a confiança das pessoas sobre a sua empresa.

Certifique-se de colocar todas as informações de forma correta, como por exemplo:

Todas estas informações são relevantes para informar o seu público, aumentar sua credibilidade. O público se sentirá mais informado e se envolverá com sua empresa por mais tempo, o que pode gerar mais leads qualificados para sua loja.

Além disso, não esqueça da sua localização geográfica. Inclua palavras-chave locais, pois elas são componentes essenciais para o SEO, porque te ajudará a aparecer em resultados de pesquisa relacionados à sua localização geográfica.

Exemplificando, pense como é importante que as pessoas da sua cidade te encontrem ao fazer a pesquisa, afinal, não adianta ser encontrado por leads que não poderão ser atendidos pelo seu negócio.

5. Capture o contado dos seus clientes

captura de contatos

Um dos ativos mais importante para uma empresa é uma lista de leads qualificados. Eles representam uma quantidade considerável de pessoas que podem comprar de você.

Todas as dicas apresentadas anteriormente precisam de uma estratégia de captura de dados de contato (telefone, email, etc) para serem realmente efetivas no processo de geração de leads.

Assim, você pode entrar em contato com o lead para informá-lo sobre promoções, condições especiais, novidades, entre outros.

Algumas ideias para captura de leads são:

Tendo uma forma de capturar o contato do potencial lead, a construção de uma lista qualificada é bem mais prática.

Comece a vender online com o seu supermercado com loja digital, aplicativo, sistema de pagamento, aplicativo de separação e integração com o seu ERP.

Conclusão

Para aumentar suas vendas, especialmente se você quer focar também no mundo online, adotar a geração de leads para supermercados é fundamental para que você tenha sucesso.

Por esse motivo, é importante começar hoje mesmo o trabalho de gerar leads para o seu negócio com o uso de diversas técnicas essenciais para atrair o cliente certo.

As técnicas listadas acima fornecem uma ótima base e um caminho para atrair mais leads para sua empresa.

Mas é necessário que haja planejamento alinhado à execução para que tudo possa ocorrer de forma eficaz e traga resultados recorrentes.