Entenda os pagamentos digitais e suas vantagens

Não é novidade que tivemos um aumento significativo no número de pagamentos digitais no último ano. A cada dia que passa, vemos uma modernização nas formas de venda devido a crescente demanda e obstáculos que os meios físicos têm enfrentado. Além disso, no dia das mães vimos que um dos motivos pelos consumidores preferirem os meios online está ligado à segurança na compra online.

O que é pagamento digital?

Para que o pagamento seja considerado digital, é necessário que ele seja feito de forma online pela internet, ou seja, qualquer tipo de pagamento feito na internet por meio de uma plataforma digital, boleto ou carteira virtual, é um pagamento online. Além disso, nesse processo, o método pode ser um pagamento por débito, crédito ou boleto, desde que essa transação seja processada na via internet.

Podemos observar a ausência dos meios físicos nessa transação, a famosa maquininha. Além disso, essa é uma tendência que teve seu “boom” principalmente por meio da pandemia no último ano. Outra coisa que vale citar é que o PIX também é uma ferramenta de pagamento online e está ai para transferências imediatas.

Quais suas vantagens para o cliente e empresas?

Segurança

O primeiro motivo que vale citar em relação ao pagamentos digitais é sua segurança e a cada dia que passa, temos mais protocolos e métodos para que eles permaneçam seguros. Esse é um ponto positivo para ambos, clientes e empresas, pois garante para o cliente uma segurança na hora de colocar seus dados e evitar que eles sejam roubados por algum site ou rastreio malicioso. Além disso, para a empresa é ótimo pois evita que usuários mal intencionados façam algum tipo de golpe.

Comodidade

O segundo motivo está ligado à comodidade. Esse fator, superficialmente falando, está mais ligado ao cliente que não precisa carregar carteiras, dinheiro ou cartões o tempo inteiro em seu bolso, dando também uma certa segurança. Já o negócio tem uma economia de energia, visto que teria que ter alguém apenas para receber esses pagamentos e fazer outras operações mais ligadas a uma transação financeiras física.

Agilidade

Uma das melhores partes é saber que a transação financeira vai ser processada em minutos ou na hora. Para o cliente, isso resulta em estar com o produto disponível imediatamente. Para as empresas, ter o dinheiro disponível em seu ecommerce  em poucos minutos.

Custos reduzidos

Com a opção das empresas terem gateways, reduz bastante os custos com a parte financeira. Com a negociação certa na hora de escolher os valores de taxas nas transações financeiras do seu ecommerce, você acaba economizando um bom dinheiro e tendo um ótimo resultado com segurança.

Com isso, tem-se acesso a um sistema de automatização de pagamentos que gera uma grande economia na parte operacional, tirando a necessidade de se ter um ou mais funcionários para a validação e verificação dos pagamentos.

Apesar de um ecommerce precisar de plataformas externas de pagamento, esses custos são baratos, se levar em conta que terá segurança, agilidade e um sistema automatizado de pagamento. Além disso, com a configuração certa, você tem um checkout transparente, que calcula dados do frete, por exemplo, que é o que o consumidor moderno busca em meios de pagamentos digitais.