Entenda o impacto do frete nas vendas online

entrega vendas online

 

O processo de compra envolve uma série de processos, e quando é feito através de vendas online, sua complexidade aumenta, e isso pode aumentar dependendo do tipo de produto que é oferecido. Um dos processos que deve ser avaliado, é o frete, que possui um impacto nessas vendas online.

 

O Baymard Institute demonstra em sua pesquisa que 60% das taxas de desistências na hora de fechar o carrinho, estão ligadas a taxa do frete. Vale citar que nessa pesquisa, outros fatores que impactaram, mas em uma porcentagem menor, foram a necessidade do consumidor ter que criar uma conta no site, representado por 24%. Outro dado é que a taxa de desistência de 19% está ligada a demora na entrega.

 

Segundo Machado, GS&Consult, ele diz: “O frete é vilão do custo logístico das lojas online. O fato de um site oferecer frete grátis não significa que ele não está tendo esse custo”. Ele completa falando que o custo para o varejo é de 10% à 15% , e isso fez com que comércios repensassem de cobrir esse valor. Ele comenta sobre a taxa para produtos essenciais “Quem está precisando daquele produto vai acabar comprando, não importa se o frete está mais caro”.

 

Com a aproximação do Dia do Frete Grátis, temos que já estar nos preparando para adotar estratégias para garantir as vendas online nesse dia. Se temos esse número de desistência relacionados a taxa do frete em dias corriqueiros, temos que ficar espertos com o dia do frete grátis, onde teremos um grande volume de busca pelas melhores ofertas. As tendências mudaram e temos que nos adequar.