Dark store: o que é e como funciona?

Já ouviu falar de Dark Stores? As compras online estão em alta e vieram para ficar. Somente nos EUA, as compras de supermercado on-line atingiram quase US$ 90 bilhões em vendas em 2020, um aumento de mais de US$ 30 bilhões . A mesma pesquisa nos diz que as compras de supermercado on-line ultrapassaram US$ 100 bilhões em 2021. Em 2023, representarão 11,2% do total de vendas de supermercado nos Estados Unidos. 

Muitos varejistas de supermercados estão agora tentando atender ao aumento da demanda por entrega online, utilizando uma plataforma como a Instabuy. Eles estão expandindo seus recursos omnicanal para pedidos on-line e refinando seus processos de armazenamento e distribuição. Hoje o desafio é: Como as mercearias podem proporcionar ótimas experiências até a porta de cada cliente?

Tudo se resume à entrega e a resposta está em ‘ Dark Stores ‘.

O que é uma Dark Store?

A Dark Store – também conhecida como micro-fulfillment center – é um local dedicado ao rápido atendimento de pedidos on-line. É uma pequena loja local, mas sem os clientes. Assim como qualquer outra mercearia convencional, uma Dark Store tem corredores com prateleiras e prateleiras para mantimentos.

Quando um pedido de cliente chega, os funcionários da Dark Store escolhem e embalam os itens imediatamente. Em seguida, eles enviam o pedido diretamente para o endereço do cliente ou para um ponto de coleta conveniente especificado pelo cliente.

Quais são os desafios de administrar uma Dark Store do ponto de vista do planejamento de estoque?

A entrega é agora a base da experiência do cliente. Os supermercados estão oferecendo entregas super rápidas que podem levar os mantimentos às portas de seus clientes no mesmo dia ou até mesmo em horas ou minutos. Para manter sua promessa de remessas instantâneas, os varejistas precisam construir uma nova rede de centros de atendimento e entrega.

Embora as Dark Stores tornem o atendimento de pedidos on-line o mais simples possível, elas apresentam alguns desafios.

1. Excelência no atendimento ao cliente a um baixo custo

dark store gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque é fundamental para fornecer excelência de serviço com boa relação custo-benefício. Para os varejistas de supermercados, ser líder em custos e líder em serviços ao mesmo tempo pode parecer contra-intuitivo. No entanto, é possível conseguir isso com visibilidade e execução suficientes da cadeia de suprimentos.

Ao posicionar o estoque com eficiência, os mercearias podem maximizar sua capacidade de atender de maneira mais lucrativa à demanda de seus clientesEles podem começar a ganhar em ‘experiência do cliente’ sendo mais preditivos ao atender a demanda, fornecendo maior disponibilidade de produtos de maneira mais econômica e oferecendo o melhor serviço, preço e experiência geral.

2. Alcançar a maior precisão de previsão

dark store demanda

A previsão precisa da demanda é vital para os varejistas de supermercados que desejam acompanhar as solicitações de entrega dos clientes. Os sistemas de reabastecimento e previsão existentes com estruturas de dados antigas não fornecem previsões precisas. Eles falham em tomar as decisões de reabastecimento mais lucrativas para lojas e dark stores que atendem aos fluxos de demanda.

Ao contrário das estruturas de dados de previsão tradicionais, uma Dark Store precisa gerar previsões altamente precisas usando os dados do canal online, além de levar em consideração eventos promocionais, demanda local e concorrência.

Ao criar previsões de linha de base precisas de curto prazo no nível de preferência de SKU / CEP / dia / atendimento e previsão de demanda em cada local, os supermercadistas podem posicionar seu estoque na quantidade certa em cada local, para que possam aumentar com sucesso o desempenho do atendimento de pedidos.

3. Superando o desafio dos perecíveis

Dark store perecíveis

Um pedido típico de supermercado pode consistir em itens perecíveis e não perecíveis. E a maioria dos itens de mercearia, como laticínios, carnes, frutas e legumes, tem uma janela de validade curta. Se o produto não for fresco, resultará em uma experiência desagradável para o cliente.

O desafio é garantir que cada item perecível seja entregue na porta do cliente em sua melhor forma. No entanto, isso pode facilmente se tornar um processo oneroso para um varejista de alimentos.

Usar Dark Stores para armazenar e gerenciar itens perecíveis é uma ótima maneira de superar esse desafio. Uma vez que as mercearias tenham espaço suficiente, visibilidade para os separadores e recursos de gerenciamento de estoque perfeitos em suas Dark Stores, elas podem manter o nível de frescor ideal para itens perecíveis e minimizar o tempo entre a geladeira e a entrega.

4. Ficar "no escuro" é só o começo.

hema alibaba compra

Os híbridos de Dark Stores podem representar muito bem o que os clientes e comerciantes podem esperar como alternativas viáveis e funcionais ao conceito tradicional de “slow-store” (compra presencial num supermecado). Mas os varejistas também reconhecem que muitos clientes – mesmo aqueles que fazem pedidos on-line – ainda desejam ocasionalmente essa experiência de compra “lenta”.

Em Xangai, os híbridos se fundem em um conceito que integra on-line, off-line, logística e dados sob um teto amigável ao comprador. Chama-se Hema, uma cadeia de supermercados “inteligentes” operada pela Alibaba, onde os clientes combinam compras digitais e físicas como uma experiência perfeita.

hema alibaba
Hema apresenta restaurante robô nos subúrbios de Xangai e planeja conquistar o centro em breve.
dark store hema

Em uma loja Hema, os compradores podem escanear suas compras à medida que avançam, receber os pedidos gratuitamente em 30 minutos e até preparar suas refeições enquanto compram – escolhem um pedaço de peixe fresco direto do balcão e depois sirva o prato preparado na hora no restaurante da loja. Por fim, as lojas servem como centros de atendimento tanto para a Hema quanto para outras marcas – os clientes compram ao lado dos funcionários que escolhem os pedidos.

Os clientes da Instabuy já possuem essa função. Está disponível no aplicativo dos supermercados clientes.

Quais são os benefícios de usar uma Dark Store?

Os consumidores querem tudo. Há aqueles que estarão comprometidos com um tipo de experiência e aqueles que escolherão como comprar com base na necessidade. E às vezes o mesmo cliente vai querer cada um em momentos diferentes. O que sabemos é que, se o consumidor quiser tudo, a comunidade de varejo precisará não apenas ouvir os pedidos, mas receber os pedidos e entregá-los conforme necessário.

Além da localização ideal para operações de entrega rápida em zonas de alta densidade de pedidos, as Dark Stores oferecem vários benefícios. Eles permitem que o varejista de supermercado:

Dark Store
Supermercado Físico
  • 1. Melhore a eficiência das operações de separação online e aumente a lucratividade em seus negócios online
  • 2. Torne-se mais eficiente escolhendo pedidos online em um espaço que não tenha tráfego de clientes
  • 3. Gerencie o estoque com mais eficiência
  • 4. Faça vários reabastecimentos em um dia e obtenha os ciclos de planejamento que podem ser reduzidos a horas
  • 5. Atenda a novos clientes que estão longe de uma loja existente e onde não têm a oportunidade de abrir uma loja física.
  • 1. Custos maiores com estrutura, mobiliário, caixas, armazém e funcionários
  • 2. Espaço sempre movimentado.
  • 3. Maior complexidade na gestão da quebra de estoque pois atende tanto à compra física como à digital.
  • 4. Limitação de horários de reabastecimento.
  • 5. Dificuldade de atendimento a clientes que residem em áreas muito distantes do supermercado.

Um futuro repleto de Dark Stores

As compras de supermercado online continuarão a crescer à medida que os clientes valorizam e exigem cada vez mais conveniência. Como resultado, o omnicanal será o único canal para o varejo. Os campeões de mercearia do futuro omnicanal serão aqueles que orquestram e otimizam sua cadeia de suprimentos com soluções de análise avançada alimentadas por IA hoje e amanhã.

Comece a vender online com o seu supermercado digital, aplicativo de venda, sistema de pagamento, app de separação, app de logística e integração com o seu ERP.