Consumidores preferem comprar em lojas que oferecem benefícios

Lojas e comércios com as portas fechadas não impediram o consumidor de estar tentando adquirir os seus produtos e as suas necessidades. Lojistas e empreendedores procuraram subir ou melhorar os seus e-commerces e aplicativos para conseguir atender os seus clientes, oferecendo benefícios, atendimento humanizado através de ferramentas online e entregas na porta de casa. Segundo estudo, houve um aumento de 57% nos hábitos de compras pela internet durante a pandemia.

 

Benefícios e o fator fidelidade

 

Oferecer benefícios em diferentes etapas do processo de compra do consumidor, foi uma forma dos lojistas atraírem e fidelizarem novos clientes. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), em parceria com a Locomotiva Instituto de Pesquisa, 65% dos participantes afirmaram que preferem realizar as suas compras com marcas que oferecem algum tipo de benefício, 61% costumam concentrar as  suas compras nesse estabelecimento e 72% dão, inclusive, dicas a amigos e parentes sobre marcas e empresas que disponibilizam esse tipo de ação.

 

Sobre os motivos dos entrevistados afirmarem isso, 71% deles citam que a razão pela qual participam é “economizar dinheiro”. Por fim, segundo o estudo, receber vantagens ou benefícios em compras que eles já fariam de qualquer forma é uma motivação para aproveitarem esses programas de fidelidade, além disso, a maior parte se diz satisfeito com o seu programa de fidelidade.

 

Os dados desse estudo, se mostram uma importante fonte de indicadores para que os lojistas saiam de sua zona de conforto e pensem fora da caixa maneiras de fidelizar os seus clientes. A grande maioria dos consumidores busca receber vantagens quando fazem as suas compras.

 

Leia o estudo completo em: Maioria concentra compras em lojas com programas de fidelidade

Leia também: Podcast: Varejo Online e o Novo Consumidor