Confira os principais medos na hora de pensar em ter um ecommerce

Seu supermercado já tem um ecommerce? Quando se pensa em dar um passo rumo ao desconhecido, a tendência do ser humano é ter um certo receio, criar medos e possibilidades do seu supermercado dar errado. Mas a evolução é necessária, e até os erros podem se tornar acertos em um futuro, além disso, se estamos atentos ao mercado e em constante estudo, o desconhecido já não é tão nublado assim, sempre existem bons e lucrativos motivos para se ter um e-commerce.

Hoje listamos os principais medos e sugestões para dar o próximo passo no seu negócio.

 

Medo de fraude

 

Ao abrir as portas do supermercado para o mundo online, a preocupação que já vem em mente é as chances de fraudarem compras e isso demandar uma energia na entrega ou um custo até conseguir verificar que foi uma compra fraudada.

Essa deve ser sim uma preocupação para seu supermercado, mas não um obstáculo. O Instabuy conta em sua plataforma de ecommerce com sistemas e verificadores anti-fraude, e isso é essencial para compras online.

O Sebrae conta com um guia de dicas para reduzir fraudes no comércio eletrônico.

 

Não recuperar o dinheiro investido

 

Em tudo que fazemos nos negócios, temos a chance de perder dinheiro e se não tivermos nenhum planejamento, essa chance é ainda maior.

Você já deve ter ouvido conselhos sobre se arriscar e se não tentar, nunca vai saber. De certa forma, eles estão certo, você não tem como saber se não tentar, porém com um bom planejamento e estudo de mercado, suas chances de errar são menores.

Além disso, com estudo e pesquisa, você pode acabar modificando sua ideia inicial e adaptando de acordo com a aderência do mercado.

 

Sistema complexo para seu supermercado

 

Outro fator que é uma preocupação, é a energia e o tempo que você vai levar para aprender a mexer naquela nova ferramenta, além de ter que treinar sua equipe para que eles consigam utiliza-la.

Porém, é necessário esse tempo de adaptação com a ferramenta e um treinamento básico para a equipe. Pense que quando você iniciou seu negócio, você também teve que treinar sua equipe do supermercado.

Uma ferramenta digital bem construída e otimizada para o usuário lojista, corta esse tempo de treinamento e adaptação para horas, dando uma boa vantagem competitiva.

 

O ecommerce escalar muito e não conseguir lidar

 

Você já deve ter visto em algum lugar na internet que e-commerces tem um grande potencial de escalabilidade dependendo da área. Isso acaba sendo um incentivo e um atrativo para que negócios deem o próximo passo, mas em alguns casos, por falta de planejamento e estudo, acabem não dando conta da demanda e quebrando.

Escalar seu negócio não deve ser uma barreira para expandir, deve ser um incentivo para seu supermercado. Você então deve estar sempre planejando o próximo passo e acompanhando o movimento do mercado. As vezes não é o momento de escalar e em alguns casos, é o momento de escalar e você deve estar de olho nisso.

 

Sempre teremos preocupações e receios, e como reduzimos isso? Estudando e pesquisando o mercado, nossos concorrentes e nosso consumidor. Quanto mais dados nós tivermos a nossa disposição, mais certeiro vai ser nosso próximo passo, e em alguns casos, saber se devemos ou não adentrar no desconhecido.

A Instabuy busca oferecer uma plataforma completa e que reduz as preocupações dos clientes em dar esse próximo passo, entregamos um ambiente seguro, com suporte e treinamento e com capacidade de escalar de forma tranquila. Confira nossas soluções.