Confira o ranking das 20 maiores redes de supermercados do Brasil

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), no dia 20 de Maio, divulgou dados de seu estudo do ranking ABRAS/SuperHiper 2021, listando as maiores redes de supermercados do país. Esses dados são relevantes para mostrar como andam o faturamento e o setor supermercadista e de varejo no Brasil.

Pesquisa de redes de supermercados

Segue a lista de 2021 das 20 maiores redes de supermercados do Brasil:
2021
2020
  1. 1. Carrefour - R$ 74,7 bilhões
  2. 2. Assaí - R$ 39,4 bilhões
  3. 3. GPA - R$ 31,0 bilhões
  4. 4. Grupo Mateus - R$ 14,3 bilhões
  5. 5. Cencosud/G.Barbosa - R$9,4 bilhões
  6. 6. Grupo Muffato (Paraná) - R$9,4 bilhões
  7. 7. Supermercados BH - R$ 8,9 bilhões
  8. 8. SDB Comércio de Alimentos - Grupo Pereira - R$ 8,8 bilhões
  9. 9. Grupo Zaffari - R$ 6,1 bilhões
  10. 10. DMA Distribuidora - R$ 5,8 bilhões
  11. 11. Mart Minas - R$ 4,6 bilhões
  12. 12. Sonda Supermercado - R$ 4,1 bilhões
  13. 13. Savegnago Supermercados - R$ 4,1 bilhões
  14. 14. Grupo Líder - R$ 3,5 bilhões
  15. 15. Grupo Zaragoza - R$ 3,3 bilhões
  16. 16. Supermercados Koch - R$ 3,2 bilhões
  17. 17. Supermercado Bahamas - R$ 3,1 bilhões
  18. 18. CSD - Companhia Sulamericana de Distribuição - R$ 3,0 bilhões
  19. 19. Angeloni - R$ 2,9 bilhões
  20. 20. Super Nosso - R$ 2,8 bilhões

1º Carrefour Comércio e Indústria LTDA - R$ 62,2 bilhões e 464 lojas
2º GPA - R$ 61,5 bilhões e 1.076 lojas
3º Cencosud Brasil Comercial LTDA - R$ 8,5 bilhões e 202 lojas
4º Irmãos Muffato & CIA LTDA - R$ 7,5 bilhões e 61 lojas
5º SDB Comércio de Alimentos LTDA - R$ 7,2 bilhões e 67 lojas
6º Supermercados BH Comércio de Alimentos SA - R$ 6,9 bilhões e 203 lojas
7º Companhia Zaffari Comércio e Indústria - R$ 5,4 bilhões e 36 lojas
8º DMA Distribuidora S/A - R$ 4,1 bilhões e 148 lojas
9º Sonda Supermercado EXP IMP SA - R$ 3,6 bilhões e 44 lojas
10º Mart Minas Distribuição LTDA - R$ 3,5 bilhões e 37 lojas
11º Savegnago Supermercados LTDA - R$ 3,3 bilhões e 49 lojas
12º Líder Comércio e Indústria LTDA - R$ 3,1 bilhões e 24 lojas
13º A Angeloni e CIA LTDA - R$ 2,7 bilhões e 30 lojas
14º Comercial Zaragoza IMP. EXP. LTDA - R$ 2,6 bilhões e 31 lojas
15º Multi Formato Distribuidora SA - R$ 2,58 bilhões e 50 lojas
16º Supermercado Bahamas SA - R$ 2,56 bilhões e 56 lojas
17º Companhia Sulamericana de Distribuição - R$ 2,54 bilhões e 55 lojas
18º Coop Cooperativa de Consumo - R$ 2,3 bilhões e 32 lojas
19º Giassi e CIA LTDA - R$ 2,09 bilhões e 17 lojas
20º Koch Hipermercado SA - R$ 2,08 bilhões e 29 lojas

Outro dado que vale ser citado é que o Abras demonstrou em seu estudo que as cadeias regionais representam 63% do faturamento do varejo no país. Além disso, também é demonstrado que terá um incremento 6,5% no faturamento do setor no ano de 2021.

A crise que estamos passando é uma intensa mudança cultural nas empresas e no perfil dos líderes do varejo. Mostra a todos que apesar de tempos difíceis para o varejista que não vende itens essenciais, o uso de tecnologias, dados, e-Commerce e gestão de pessoas utilizando o meio digital e on-line é possível e deve ser implantada.

O Estudo “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VAREJO BRASILEIRO” – 3ª EDIÇÃO da SBVC em parceria com a OASISLAB mostra, entre outros dados, que 90% das empresas de varejo investiram em Transformação Digital em 2020. O investimento médio é de 0,73% do faturamento bruto dos varejistas entrevistados, incluindo aí as redes de supermercados. Em 2020 eram apenas 0,39%.

Destacam-se os seguintes dados do estudo:

Entre as empresas pesquisadas, 17% eram do setor de Supermercado, Hiper, Atacarejo e Conveniência. Para os entrevistados, 57% afirmam que transformação digital é prioridade na empresa, incluindo aqui o e-commerce para supermercados, e faz parte do desenvolvimento de planos estratégicos, com investimentos e ações definidas, mas apenas 29% já possuem algumas ações formalizadas, ou seja, iniciativas para investimentos estratégicos digitais em pessoas, processos e tecnologias.

As principais áreas de investimento em transformação digital:

Omnichannel35%
E-commerce18%
CRM18%
TI13%
Outros8%
PDV5%
Comercial3%
Data3%
E-commerce e aplicativo para supermercados

Comece a vender online com o seu supermercado com loja digital, aplicativo, sistema de pagamento, aplicativo de separação e integração com o seu ERP.