Como planejar boas ofertas para seu supermercado

Criar uma estratégia de ofertas, é um dos desafios diários dos supermercadistas. Não basta apenas escolher um produto ao acaso e jogar um desconto em porcentagem em cima. A estratégia errada pode ocasionar em um prejuízo no faturamento do seu supermercado. Então, conhecer o produto campeão e o timing certo para promover uma oferta é essencial.

Com o crescimento do e-commerce e a necessidade das lojas estarem em meios digitais, temos que traçar estratégias que casem o meio digital e o off-line para garantir uma eficiência em nosso supermercado.

 

Timing é tudo

 

Ao longo do ano, é possível notar um pico de procura por determinados produtos ou setor. Escrevemos um artigo para você entender as tendências do consumidor e como usar algumas ferramentas em sua análise.

O timing é essencial para seu supermercado, você deve saber em quais períodos do ano existem tendências de demanda. É importante seu negócio ter um calendário com as principais datas que mais vendem no ano, saber o que é mais procurado naquele período, garantindo que você vai acertar nas ofertas. Essa é uma ótima estratégia e que você pode encontrar os dados em qualquer lugar da internet com um pouco de pesquisa.

Não se esqueça de estudar bem a sua estratégia.

 

Compre dois, leve três

 

Uma estratégia muito comum, não só em supermercados, mas nos e-commerces no geral, é a oportunidade do cliente comprar um produto e levar o outro de graça. Dependendo do produto, cobrir o custo dele, não será um prejuízo, visto que pode ser uma forma de fidelizar esse cliente e garantir que ele sempre volte no seu supermercado.

Mas lembre-se, estude bem qual produto que você vai lançar essa oferta, fique de olho na demanda e no impacto que vai ter no seu caixa.

 

Utilize a força do marketing

 

O marketing digital está ai e deve ser usado, principalmente se seu supermercado já está online com o suporte da Instabuy.

O Google Ads e o Facebook Ads permitem que você crie ofertas e que elas apareçam para o público certo e na hora certa. Então é possível você planejar, garantindo que seu cliente vai visualizar e transformando em uma possível conversão. Além disso, você pode estar pegando informações, para ao longo do ano ir trabalhando em diferentes ofertas e garantindo um retorno do seu investimento feito em campanhas.

 

Frete grátis ou diferenciado

 

Uma boa parcela das taxas de desistência na hora de fechar o carrinho, estão ligadas a taxa do frete. Sim, isso mesmo, o cliente escolhe seus produtos, ao concluir na hora de inserir seu cep e calcular o frete, ele acaba desistindo por conta da taxa. Isso não quer dizer que você deve custear ele sempre, mas que periodicamente, criar estratégias para custear o frete e garantir a felicidade do seu cliente.

Além disso, você pode criar planos diferenciados de frete com taxas diferentes ou tentar consultar outras transportadoras para seu supermercado.

Você pode encontrar nossas outras orientações sobre o frete, onde trazemos mais informações.

 

Lembre-se, fazer um agrado para seu cliente, pode garantir aquela fidelização.

Além disso, vale lembrar que essa estratégia vale para o ramo de orgânicos, e se você ainda não está com seu negócio digital, confira as soluções acessando nosso site e conferindo nossas soluções.