Como aumentar as vendas do seu supermercado em datas sazonais

Você já deve ter lido ou recebido essa informação de alguém sobre as melhores datas para se vender no ano, as conhecidas como “datas do varejo”. Pois é, isso não é um mito, é uma verdade. Porém, deve-se ter cuidado ao escolher a data a ser utilizada na sua estratégia. Não adianta estar em todas as datas fazendo promoções e colocando descontos sem organização nenhuma. Você pode tomar prejuízo. Pensando nisso, trouxemos boas dicas e práticas de como aumentar as vendas em seu supermercado e criar ofertas na hora certa.

 

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Escolha bem a data

Temos um ano cheio de feriados diferentes. Alguns próximos a um outro e outros mais distantes, porém, isso não significa que você precisa criar campanhas e eventos o tempo inteiro, pois isso pode impactar negativamente no seu negócio e causar prejuízos.  Pense onde o seu negócio se encontra no momento e com qual feriado ele está alinhado. Alguns negócios não estão alinhados com certos feriados e isso pode impactar negativamente no resultado da campanha que você está querendo implementar.

 

Planeje e planeje mais

Uma boa estratégia pode ser a diferença para garantir o lucro em algum feriado. Imagine a quantidade de imprevistos ou obstáculos que podem acontecer no dia, ou melhor, dias antes do feriado e acabar impactando suas vendas.

Você precisa estar preparado e estabelecer processos para as suas ações de venda. Além disso, é necessário que você tenha planos de emergência caso haja algum problema com alguma etapa do processo, seja na parte de logística, onde o sistema de entrega pode não funcionar corretamente no dia ou atrasar, ou no caso do produto esgotar no estoque. Mesmo preparado, nunca se sabe o que pode acontecer e é necessário minimizar riscos.

Um bom planejamento pode ser o que falta a fazer para que aumentem suas vendas.

 

Use as redes sociais a seu favor

Em todos os lugares é falado do poder das redes sociais e do marketing, mas vale a pena sempre reforçar: use as redes sociais a favor do seu supermercado. Deixamos algumas sugestões que vão ajudar a organizar a sua campanha de vendas nas redes sociais. Segue a lista:

  • Planeje os seus posts: Pense no que o seu cliente quer ver e qual incentivo ele precisa para decidir comprar no seu negócio. Uma boa dica é já ir trabalhando a campanha umas boas semanas antes, para que ele se prepare para comprar.
  • Crie uma campanha paga: Com o direcionamento certo e investimento, você pode alcançar potenciais clientes que não alcançaria na busca orgânica.
  • Tenha apoio de um influenciador: Estratégia com influenciadores pode ajudar no seu negócio. Com o influenciador certot  na campanha certa, com certeza você vai chamar atenção. Não precisa ser um influenciador gigante. Considere alguns micro-influenciadores.

 

Tenha um contato pós-venda

Se você chegou até aqui, obteve sucesso em ter o interesse do seu cliente e conseguiu garantir a venda. Isso é um ponto positivo. Porém, você precisa fidelizar esse cliente para que ele retorne nas próximas ações ou em seu dia-a-dia. Para isso é necessário você ter um bom pós-venda.

Entre em contato com seu cliente após a venda e pergunte como foi a experiência. Essa é uma boa forma de saber como anda o seu processo de venda. Além disso, você pode colher não só feedbacks sobre o processo, mas sobre valores e taxas que podem levar o cliente a desistir após a primeira compra.