6 Dicas para estar preparado para o Dia do Consumidor

Não é segredo que no Dia do Consumidor, diversas lojas e negócios estarão fazendo promoções para atrair novos clientes e gerar vendas. De acordo com a pesquisa do Social Miner, no ano de 2020, houve um aumento no número de pessoas que tinham conhecimento dessa data, sendo de 64,1% dos respondentes na base de dados da empresa. Isso demonstra que com o aumento das compras online e das pessoas que conhecem o dia, teremos um grande volume de compras esse ano.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para garantir que seu negócio esteja preparado durante a semana do consumidor e garantir boas vendas.

 

consumidor

Fidelize seus novos clientes

Esse é o momento perfeito para transformar os novos clientes e clientes antigos, em “lovers” da sua marca. O processo de compra não termina no caixa e você deve aproveitar cada momento da jornada do consumidor, para garantir que ele vai continuar na rede de sua loja. 

Garantir uma boa embalagem é uma boa forma de encantar seu cliente, além de mostrar que sua loja tem um apreço de que o produto seja entregue do jeito que é mostrado na foto. Além disso, garantir que os produtos sejam entregues em tempo hábil, é essencial para tirar um sorriso do cliente.

Esse é o momento de encantar, então garanta que tudo vai estar nos conformes para que o cliente dê um bom feedback.

Acompanhe as tendências

Entender o que o seu consumidor vai estar procurando no dia, é essencial para saber como você vai montar a vitrine da sua loja. Esse dado vai nortear sua campanha e quais recursos você vai usar para atingir os consumidores. 

Além disso, durante a semana do consumidor, é possível notar padrões de consumo por parte dos clientes, então não desperdice a chance de entender o que está em alta e usar esse dado para próximos eventos ao longo do ano.

A equipe da Instabuy, reuniu algumas informações no post informativo sobre o Dia do Consumidor. Nele você confere a pesquisa do Social Miner com as possíveis tendências de compras para traçar sua estratégia.

conheça a Instabuy

Anuncie os produtos certos

Entregar a campanha certa, para o cliente certo, é quase uma garantia de compra. Por isso investir em trafego pago, é uma forma essencial, se não a melhor forma de atingir. Só que queremos recomendar algumas boas práticas para evitar gastos desnecessários.

Em primeiro lugar, não coloque todos os seus produtos no anúncio, mas pense estrategicamente. Escolha os produtos através de tendências, procure anunciar aqueles que garantem vendas. Pense que este anúncio é a primeira barreira que o visitante vai enfrentar, para então ir até o caixa.

Garanta a semana do consumidor

Apesar do Dia do Consumidor ser no dia 15, você deve aproveitar a semana, trazendo ofertas ao longo da semana, e encantando visitantes e clientes. Pense que durante a semana, a procura por algum produto vai aumentar, então você deve aproveitar esse momento, para então fazer o anúncio daquele tão buscado produto, aproveitando cada momento da semana para conquistar clientes.

Você deve surpreender seu cliente com promoções, preços e conteúdo, para que ele continue ligado em seus canais, criando um possível relacionamento através das redes sociais. Apesar de ser uma semana de venda, lembre-se de humanizar seus canais e também garantir uma boa experiência para cada cliente. 

Não cobre taxa na entrega

Frete é uma taxa que pode levar o cliente a desistir da compra, por menor que seja. Então por que nessa semana, ou em alguns momentos específicos da semana, não garantir que ela vai receber de graça o seu produto, sem taxa adicional. 

Imagine que você é um consumidor, e acaba comprando algo por 20,00 R$, porém, com a taxa do frete, você paga 10R$ a mais ou seja, acabaria pagando metade do preço do produto. Isso poderia gerar uma desistência na hora de fechar a compra. Então ofereça um mimo para seus clientes, não cobre o frete.

Cupom de desconto

Um bom desconto, é mais um fator que pode fazer a diferença na hora da compra. Então garanta alguns cupons para seus clientes levarem o produto que eles tanto procuram.

Cada centavo que ele economiza, pode fazer a diferença na hora de fechar o carrinho, então não deixe de tornar esses cupons atrativos e interessantes para o consumidor.

No Dia do Consumidor, um bom planejamento e garantir uma boa experiência para o consumidor, vai garantir que ele permaneça fiel a você, depois dessa semana. Lembre-se que essa semana pode acabar, mas existem muitos outros feriados que estão por vir, então anote os resultados e aprenda com eles para continuar garantindo boas vendas o ano todo.